quarta-feira, 13 de maio de 2009

Conhecer o seu ser!

         Olá caros leitores, hoje vou fazer vocês refletirem um pouco. Hoje irei falar sobre o nosso ser, sobre como nós somos.

         Eu estou me decepcionando muito com as pessoas a minha volta, certas pessoas que ainda se salvam em meu conceito. Cada dia eu me pergunto sobre a superficialidade da vida cotidiana que muitas elas vivem, eu me pergunto: Qual é o motivo de tanta sede por dinheiro e poder? As pessoas não poderiam ser mais amáveis umas com as outras? Largar certos conceitos que as castigam, mas elas não percebem? Reclamam da vida, mas querem impor esta vida medíocre a todos os que estão a sua volta.

         Comecei a pensar sobre estes assuntos, e me veio à lembrança o livro de filosofia que eu estou lendo, chamado “Convite à filosofia”, numa passagem a escritora faz uma analogia entre o filme matrix e a filosofia, ela fala da escritura que o Neo encontra quando entra na sala do oráculo, uma analogia a inscrição que tinha na entrada do oráculo de Delfos na Grécia, que dizia:

                “Conhece-te a ti mesmo.”

        Esta frase me fez refletir que o único modo de entendermos as pessoas e o mundo que nos cerca é conhecermos a nós mesmos que com isso teremos mais mecanismos para poder tentar mudar e entender o mundo e as pessoas a nossa volta.

É uma pena que poucas pessoas têm uma visão filosófica do mundo, a maioria das pessoas vive em uma maquina social falando que filosofia é coisa de maluco, drogado e vagabundo. Quando na verdade a filosofia é o berço das ciências, novas ciências nascem a partir da filosofia.

Romulo

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É nós como meros seres pensantes só sabemos julgar aqueles que estão ao nosso redor, e nunca paramos para julgar nossos próprios atos.
    Será que estamos sendo injustos por julgar os outros e nós mesmos estarmos agindo da maneira errada?
    Ou será que isso tudo é só uma falta de conhecimento do seu próprio eu?
    Responda essas perguntas a si próprio.
    E ai respondeu?
    Bom, agora vamos a uma nova etapa de perguntas?
    O que você pensa sobre o dinheiro e o poder?
    E o que você acha do amor para com os outros?
    Respondeu?
    Se você respondeu e teve resultados positivos nas suas respostas parabéns, você realmente conhece o verdadeiro “ser”.
    Se suas respostas foram negativas ao ponto de vista que foi dado no post “Conhecer o seu ser”, cuidado, pois você corre um grande risco de se isolar de pessoas que realmente o amam. Portanto, para e reflita sobre o mundo em que vivemos e sobre o ser que você é.
    Passe a olhar o mundo com os olhos da filosofia, com os olhos da sabedoria e da essência que ela nos traz.
    Fazendo isso você se sentirá bem melhor diante do mundo e até de você mesmo!
    Bjus...
    Até a próxima...

    ResponderExcluir