terça-feira, 5 de maio de 2009

Resenhas do mês de maio

Saudações, pessoal.
Neste mês de maio trago a vocês a nova seção do blog, Resenhas do mês, que trará uma seleção mensal dos melhores filmes, discos e livros que eu já tive a oportunidade de conferir. Como eu adoro compartilhar boas obras com meus amigos, fico feliz em trazer essas sugestões a vocês. Obviamente, são opiniões minhas e não representam a verdade absoluta, portanto, muitos podem não concordar ou sugerir outros nomes a serem destacados.

As obras indicadas ficarão à mostra por todo o mês no quadro à direita, entitulado Sugestões do mês.

Como não sou nenhum crítico profissional, limitar-me-ei a sugerir algumas obras que eu gostei bastante e fazer um breve resumo sobre cada uma. Este mês, estreando com chave de ouro, teremos Beatles e Júlio Verne na mesma lista. Vamos lá!

1. Filme: Forrest Gump - O contador de histórias


Sensacional! Este é um dos melhores filmes que eu já vi na minha vida. A história é a de um rapaz franzino um tanto lunático que conta sobre sua vida desde a infância até a idade adulta para qualquer pessoa que se sente próxima a ele num banco em um ponto de ônibus.

O mais incrível são as experiências que ele relata, passando pela guerra do Vietnã, o movimento hippie, entre outros episódios da história dos EUA nos anos de 1960 até 1990, além de toques de humor, romance e ficção. É um daqueles filmes que nos fazem compartilhar a dor e as alegrias da personagem principal e desejar que não termine mais. Uma excelente pedida para atender a todos os gostos e a certeza de um ótimo filme. Recomendadíssimo.


2. Livro: Viagem ao redor da lua - Julio Verne



Um clássico imperdível de Júlio Verne para os amantes de ficção científica, Viagem ao redor da lua conta a história de um grupo de empreendedores que constróem, em pleno séc. XIX, uma nave espacial para visitarem nosso satélite natural. O mais incrível da história é que Verne previu com uma exatidão monstruosa os fatos que, mais de 70 anos depois aconteceram no mundo: ele previu que os norte-americanos seriam os primeiros a mandar homens à lua, previu em que lugar seria instalada a base de lançamento e porquê.

A base teria que ser instalada a uma latitude mais próxima possível da linha do Equador, onde a força centrífuga seria maior, proporcionando uma força extra ao projétil ao ser lançado para fora da atmosfera terrestre, e os 2 melhores lugares nos EUA para tal seriam o estado do Texas e a Flórida.
No livro, os cientistas preferiram a Flórida por ser uma península(um pedaço de terra cercado de água por todos os lados, exceto por um), portanto, caso houvesse algum acidente no lançamento, os destroços da nave cairiam no mar. Estes foram exatamente os mesmos motivos que levaram a NASA, muitas décadas depois, a se instalar neste estado. Genial!!

O cara também previu que, ao retornar à Terra, a nave com os tripulantes cairia no mar, como aconteceu com a nave Apollo 11, na primeira viagem à lua.

Enfim, um prato cheio a todos os amantes do gênero e também aos que apreciam uma boa leitura.


3. Disco: Revolver - The Beatles


Este disco foi um divisor de águas na carreira dos Beatles, trazendo inúmeras inovações em relação aos álbuns anteriores. A começar pelas letras das músicas, que deixaram de ter como tema frustrações amorosas ou clichês como "ela te ama", "eu te amo", "só penso em você", etc. Agora as letras eram mais amplas e profundas, com toques de filosofia oriental, também muito presente na parte instrumental, que, por sinal, está impecável.

Alguns elementos inovadores foram misturados, como o solo de guitarra invertido na música I'm only sleeping, a cítara e o clima oriental na música Love You to, os diversos efeitos sonoros misturados na música Tomorrow never knows, como trechos de orquestras e aplausos. A famosíssima Yellow Submarine também está presente neste álbum.

É um disco que mistura belas canções com o puro rock 'n roll sessentista e um caldeirão psicodélico, feito com a qualidade digna de um dos mais geniais grupos de rock de todos os tempos. Sem dúvida uma grande obra. Garanto que mesmo quem não gosta do estilo pode se identificar com este álbum. Vale a pena conhecer.


Bem pessoal, por hoje é só. Até mês que vem com mais Resenhas do mês.

Abraços,

Jack Waters

Nenhum comentário:

Postar um comentário