quinta-feira, 7 de maio de 2009

Convite!

Olá meus caros leitores, para o post de hoje eu estava pensando em escrever alguma coisa sobre os sofistas, mas resolvi fazer uma coisa bem melhor. Irei fazer um convite à filosofia.

Muitos que lêem este blog não pensam em algumas questões elementares que muitos de nós deveríamos fazer para poder entender o mundo ou entender a si mesmo. Filosofar, para muitos é coisa de quem não tem nada o que fazer, pois a sociedade tem uma visão de que o esforço físico é sinal de honra e trabalho. Será que o pensar, refletir e questionar é uma coisa tão insignificante que deveria ser deixado de lado?

Quero que cada pessoa que está lendo este blog agora reflita um pouco sobre uma única questão que eu li num livro de filosofia e que me deixou a refletir por muito tempo e as vezes eu me pego pensando sobre esta pergunta. Quem é você? Muitos vão responder coisas como: Meu nome é Maria ou João... mas será que você é mesmo este indivíduo?

Será que você não é uma máquina alienada que vive no “cotidiano da vida moderna”, que alias é um termo que esconde a alienação em umas palavras bonitas. Será que você é um ser pensante? Um ser toma suas próprias decisões ou deixa que esta máquina de repetições tome por você?

Filosofar é mais que apenas questionar, é ver o mundo de outra forma, ver o mundo sem aceitar como as coisas erradas que existem nele, filosofar é o primeiro passo para poder ver se as coisas são realmente certas ou se são realmente erradas, a cada pensamento, a cada reflexão se descobre a verdade sobre cada indivíduo, quando se vê uma notícia não temos mais aquele olhar de que aquilo é normal, vemos que aquilo é apenas uma manipulação.

Hoje em dia temos filosofia no ensino médio, mas é uma filosofia tão manipulada que faz com que as pessoas não gostem de filosofia, isto é de propósito para ninguém poder pensar, ninguém questionar, porque às vezes quando nos é colocada alguma afirmação como verdade absoluta um simples “porque” pode acabar com esta “verdade”.

Para todos que gostam do que leram neste post eu recomendo que leiam o livro “O mundo de Sofia”, que para mim é um dos melhores livros para quem está começando a trilhar os caminhos filosóficos, este livro conta de uma forma bem legal a história da filosofia, muito boa à leitura deste livro. Bom vou terminando por aqui e deixarei uma frase que em alguns post’s eu escrevi sobre o que ela diz na minha visão.

“Penso, logo existo” René Descartes

Leiam o post do Jack sobre o mito da caverna para ver um pouco mais do que eu estou falando.


Romulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário