domingo, 28 de junho de 2009

A teoria da Evolução simples de entender - Parte 2

Saudações, pessoal. Dando continuidade à série (quem perdeu a parte 1, confira aqui), hoje lhes apresento a parte 2 do artigo, que trata sobre a Seleção Natural e as mutações gênicas (acreditem, é mais fácil do que parece).

A Seleção natural

Como explicar o fato de que aves tão próximas poderiam ter características tão diferentes? Darwin propôs seu modelo: A seleção Natural.

A seleção natural é o mecanismo da evolução, e funciona da seguinte forma: O meio seleciona os indivíduos mais adaptados. Como assim?

Assim como existem diferenças naturais nos corpos dos seres humanos, também existem nos outros animais. Alguns indivíduos se destacam do resto do grupo, por exemplo: Alguns leões são mais fortes que outros do mesmo grupo; alguns cavalos são mais velozes que outros do mesmo grupo e por aí vai. O ambiente em que se encontram esses grupos seleciona os indivíduos mais aptos a sobreviver e descarta os outros.


Voltemos ao exemplo da girafa, que vimos semana passada (agora sob o ponto de vista de Darwin): Da mesma forma que existem pessoas naturalmente mais altas e mais baixas, também existem girafas com pescoços maiores e menores. As girafas com pescoço menor só conseguem alcançar a parte inferior das árvores, enquanto que as de pescoço maior alcançam tanto a parte inferior quanto a superior e, consequentemente, alimenta-se melhor do que as outras. Estando melhor alimentadas, essas girafas têm mais força para competir pelas fêmeas do grupo e mais energia para fugir de predadores, portanto, elas vão se reproduzir mais do que as outras e seus filhotes nascerão com essa característica (serem mais altos).

Imagine que as girafas altas se reproduzem 10x mais que as baixas. Com o passar dos muitos anos, a tendência é a de que girafas altas predominem em número no grupo, e girafas mais baixas vão aos poucos sumindo, até se extinguirem por completo. Dessa forma, o ambiente selecionou as girafas altas. E o processo continua...

A melhor maneira de se visualizar a evolução é como uma grande árvore, cheia de galhos e ramificações menores, sendo cada ponta uma espécie diferente. Para entender melhor, vamos aos três fatores indispensáveis para que ocorra a seleção natural:

As mutações

Darwin não sabia explicar porque alguns indivíduos nasciam com algumas diferenças em relação aos demais. Essas diferenças poderiam ser desde características inúteis ou danosas ao indivíduo, como por exemplo asas menores a um mosquito, como poderiam ser extremamente úteis para o futuro da espécie, como um bico mais longo e fino para o pica-pau. O motivo por trás dessas anomalias só foi encontrado em meados do século XX com a descoberta do DNA. Quando o processo de fabricação do DNA dentro de nossas células foi compreendido, descobriu-se que algumas vezes ocorrem erros que podem gerar anomalias. Este processo é chamado de mutação.

As mutações são importantíssimas para a seleção natural. Voltemos a Darwin:
Como em sua época nem se tinha idéia do que era DNA ou mutações, Darwin não sabia explicar como essas pequenas diferenças aconteciam com os indivíduos em relação ao restante do grupo, mas sabia que aconteciam. Diferenças que determinariam quem seria selecionado e quem seria descartado pelo ambiente.

Imagine um grupo de pica paus que se alimenta de pequenas larvas dentro do tronco das árvores. Todos eles têm que bicar o tronco até atingir uma larva e então comê-la. O que aconteceria se, porventura, um pica-pau nascesse com um bico menor que os demais? Naturalmente ele se alimentaria menos, pois seu bico não conseguiria atingir as larvas dentro dos troncos; tendo uma alimentação ruim, ele seria fraco e não conseguiria fugir dos predadores nem conquistar as fêmeas do grupo. Morreria sem deixar descendentes. Seria, portanto, uma mutação que foi descartada pelo meio (o bico pequeno).

Mas o que aconteceria se ele nascesse com um bico maior que os demais? Bem, com um bico maior ele atingiria mais larvas dentro dos troncos, alimentar-se-ia melhor, teria mais força para competir pelas fêmeas e para fugir dos predadores, iria se reproduzir mais e passar sua característica(bico grande) para seus filhotes, que também teriam vantagens sobre os outros pica-paus de bico médio do grupo, e em algumas gerações os pica-paus iniciais (de bico médio) seriam extintos, dando lugar aos pica-paus de bico grande. Essa característica(bico grande), portanto, foi selecionada pelo meio.

Isso acontece com todos os seres vivos, com relação a todas as características.


Por hoje é só. Semana que vem, a parte 3 explicará o processo do isolamento geográfico e sua importância para a seleção natural. Não percam!

Abraços,

Jack Waters

Um comentário: