segunda-feira, 22 de junho de 2009

Novidades no Blog


É isso aí, pessoal. Como prometido, estou me esforçando para aprender a mexer no Blogger, de forma a tornar o PP cada vez mais prático, simples, útil e agradável a todos. Não é uma tarefa fácil, estou quebrando a cabeça aqui para entender e fazer funcionar os códigos para criar as funções e os utilitários, mas até agora está dando quase tudo certo.


Seria injusto de minha parte não citar minha principal fonte de aprendizado, que me ajudou bastante. Então, para quem quiser dar uma incrementada em seu blog, recomendo o http://www.codigosblog.com.br

Algumas mudanças estão nos bastidores, mas as principais ficaram evidentes. Como puderam notar, agora o blog conta o recurso "leia mais", que vai facilitar a leitura e a navegação do blog, evitando que você tenha que correr a página toda cheia de textos grandes até encontrar algo que lhe interesse (infelizmente não consegui adaptar as postagens antigas a este recurso, portanto ele só passa a valer a partir deste artigo); uma barra de pesquisa rápida vai ajudar a localizar postagens antigas através de palavras-chave; o serviço de RSS também foi acoplado ao blog (até hoje não aprendi como se usa, mas muita gente estava pedindo pra colocar, então eu coloquei. Já disse que levo um tempo para me acostumar a essas novidades tecnológicas...); a ferramenta "Artigos relacionados", que, ao final de cada artigo, exibe uma lista com outros artigos que possuem aquele mesmo marcador (essa pra mim é a mais importante de todas e foi a que mais quebrei a cabeça pra fazer funcionar); um botão "Recomende este blog" também ao final de cada postagem (é pra usar, viu?) e um atalho para adicionar o PP à sua lista de Favoritos.

Também fiz mudanças no quadro de comentários, tornando-o mais prático de usar(antes era preciso ser redirecionado para outra janela, agora é feito tudo na própria janela do artigo); alterei a resolução da imagem título do blog, que estava péssima (agradeço ao meu amigo Ighor, do blog Controle um, por ter feito a edição no Photoshop) e ativei o sistema de Backup automático do Blogger, que salva automaticamente cada postagem nova e manda pra uma conta de e-mail que eu especifiquei (nada pior do que perder todo o conteúdo por algum bug ou erro humano, não é?).

E ainda não acabou! Novas mudanças estão a caminho (algumas atualmente em fase de testes), tudo para facilitar suas vidinhas e as nossas. Também estou empenhado em divulgar o blog, enquanto trabalho nas novidades e preparo o conteúdo diário, junto do Rômulo e do Gustavo. Conto com a ajuda de todos que acompanham o PP para nos ajudar a crescer, recomendando-nos a seus amigos e votando em nós no Central Blogs uma vez por dia (quanto mais votos tivermos, mais destaque ganhamos).

Tudo isso vem gerando bons frutos até o momento e espero que possa gerar muito mais. Gostaria de agradecer imensamente a todos os nossos leitores, amigos e a todos que nos apóiam e colaboram para o desenvolvimento do blog.

*Atualização: Agora consegui!

Um grande abraço,

Jack Waters

Um comentário: