domingo, 21 de junho de 2009

A teoria da Evolução simples de entender - Parte 1

Saudações pessoal. Hoje iniciarei uma nova série no blog, em que tento explicar de forma simples uma das teorias pela qual sou mais apaixonado: a Evolução.

Peço aos biólogos de plantão que me alertem para qualquer erro que possa ter cometido no texto. Espero que possa ser útil a todos.

A Teoria da Evolução simples de entender

Como pode o homem descender de animais primitivos? É verdade que o homem veio do macaco? Já chegamos à forma perfeita?

Muitas pessoas não entendem como funciona o processo da evolução e, talvez por isso, não a aceitem como uma teoria válida. Neste tópico, tentarei explicar de forma simples o que é a teoria da evolução, a seleção natural, as mutações e outros termos que os biólogos adoram utilizar.


A história da evolução

Durante séculos, a humanidade vem tentando compreender como o ser humano e todas as outras formas de vida em nosso mundo surgiram. Várias hipóteses foram criadas, mas sem nenhuma validação científica. Até o século XIX, a idéia mais aceita era que tudo foi criado por um deus em sua forma perfeita, como encontramos hoje; porém, essa visão estava prestes a sofrer uma grande ameaça...

Em meados desse mesmo século, um naturalista francês de nome Jean Baptiste Lamarck propôs pela primeira vez na história que os seres-vivos não são imutáveis, como se acreditava até então; ao contrário, todos passavam por um lento processo de mudança e melhoramento, rumo à perfeição. A este processo, ele deu o nome evolução. Mas como funcionava a evolução para Lamarck?

O uso e o desuso e a Teoria dos caracteres adquiridos

Para Lamarck, assim como os músculos, todas as partes do corpo dos seres vivos,com o tempo, desenvolviam-se se utilizadas e se atrofiavam caso não fossem utilizadas, e essas características adquiridas, ou seja, essas partes que se desenvolveram ou se atrofiaram, seriam transmitidas à geração futura. Para ilustrar esta teoria, um de seus alunos propôs um exemplo clássico: O pescoço da girafa.

Imagine uma girafa primitiva, ancestral das girafas atuais, que tinha um pescoço curto. Para conseguir mais alimentos, ela tinha que esticar o seu pescoço para alcançar as folhas mais altas das árvores. Ao longo de toda sua vida a girafa esticava seu pescoço, dia após dia. Quando adulta, seu pescoço teria, teoricamente, aumentado alguns centímetros e esta girafa, ao se reproduzir, transmitiria essa característica aos seus filhotes. Ou seja, se na geração da girafa mãe, a média do tamanho dos pescoços era de 10cm, agora na geração futura seria de 13cm, e assim sucessivamente até chegar ao tamanho que é hoje.

E, por outro lado, as partes do corpo que não são utilizadas se atrofiariam e sumiriam com o tempo (um exemplo cotidiano muito usado por dentistas é que o dente siso está sumindo porque nós não o usamos mais. O dente siso NÃO está sumindo, e nós veremos adiante porque este argumento está errado.)

Segundo Lamarck, este processo acontece com todos os animais. Alguns desenvolveram barbatanas, patas maiores, asas, etc. e transmitiram essas características adquiridas a seus descendentes ao longo dos séculos.

Essas teorias ficaram conhecidas como Uso e desuso e Teoria dos caracteres adquiridos.

Para um homem do início do séc. XIX, pioneiro na teoria da evolução, sem tecnologias avançadas e recém-saído de um longo período de bloqueio ao avanço científico por parte da Igreja, Lamarck foi um homem à frente de seu tempo que fez descobertas impressionantes e seus estudos foram importantíssimos para o que aconteceria a seguir. No entanto, suas teorias estavam equivocadas...

Um inglês chamado Charles Darwin

Nascido na época em que Lamarck publicava suas teorias evolucionistas, Charles Darwin viria a revolucionar a ciência e a maneira como enxergamos o mundo. Filho de um médico de respeito e vindo de uma família de classe média, Darwin seguiu o caminho do pai por um tempo, trabalhando como médico aprendiz. Contudo, detestava a brutalidade das cirurgias da época (que eram feitas sem anestesia e com serras, cortando vagarosamente as partes afetadas) e decidiu trocar sua profissão pela de naturalista. Em seu novo emprego, teve a oportunidade de fazer a viagem que mudaria sua vida: A expedição à bordo do navio Beagle.

Nessa expedição, Darwin viajou por diversos lugares diferentes – inclusive pela costa brasileira – conhecendo a fauna e a flora naturais de cada lugar. No entanto, foi no arquipélago de Galápagos que fez suas descobertas mais importantes. Darwin notou que, apesar da proximidade das ilhas, as mesmas espécies de aves tinham características muito peculiares e diferentes umas das outras. Algumas apresentavam um bico serrilhado, outras um bico mais comprido e por aí em diante. Esses detalhes, que passariam despercebidos por outros observadores, foram o marco inicial da teoria que revolucionou a biologia.


Semana que vem, explicarei o processo da Seleção Natural. Não percam!

Abraços,

Jack Waters


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, uma teoria apaixonante, boa tentativa de explica-la, é sempre bom mais pessoas saberem dela, eu a uso pra estudar psicologia evolutiva, enfim, compreenda essa teoria e compreenderás melhor o mundo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Pedro. Esse é um post introdutório à explicação da teoria da evolução, creio. Sugiro tratar também, para melhor explicar e tendo maiores fontes, as hipóteses e "combates" ideológicos dos cientistas à respeito da "biogênese" (que dizia que um ser provinha de um outro ser) e da "abiogênese" (que defendia a 'geração espontânea' dos seres vivos) e logo depois do Teorema de Hardy-Weinberg (que comprova a Teoria Evolucionista, já que há diversas variáveis a não serem consideradas para que o resultado seja constante, provando assim que uma espécie ou populações estão constantemente em evolução), pois acho que assim ficará bem mais completa sua abordagem. Pode citar também alguns pensadores dessas teses e há muitos. Boa pesquisa aê!! E parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  4. Sempre será assim... Nem todos tem a genialidade para compreender nossos pensamentos!

    ResponderExcluir
  5. Parabenizo a iniciativa! O conhecimento é a unica forma de combater o obscurantismo.

    ResponderExcluir