terça-feira, 23 de junho de 2009

Os novos críticos de novela

Eu não assisto televisão. Acho a maioria dos programas de mal gosto, sem conteúdo, sem graça, manipuladores de opinião pública e/ou ditadores de moda e cultura e, portanto, uma grande perda de tempo. Tampouco gosto da rede Globo e de sua programação (em especial, as novelas), mas há algo que venho observando recentemente e que vem me incomodando: Algumas críticas injustas feitas à novela "Caminho das Índias", que não posso deixar de contra-argumentar.

A Índia também tem seus encantos


Parece que está virando moda criticar o que a tal novela não mostra da Índia: um país pobre, sem muitas condições de higiene e com extrema desigualdade social. Pelo que dizem, a imagem que a Globo passa, cheia de pompas, galãs e luxo, não representa a realidade do país. Tudo bem, não vou criticar ou elogiar aqui o conteúdo desta novela, pois nunca a assisti, mas esta crítica não é razoável.

Em primeiro lugar, "Caminho das Índias" é uma novela (ooohhh!!), o que significa que é uma histórica fictícia, inventada, ou seja, tem liberdade para ser tão inverossímil quanto a autora quiser e ela não é obrigada a retratar as mazelas da sociedade. Ninguém em sã consciência assiste, por exemplo, a um filme que se passa em Nova York - mostrando só a parte nobre da cidade - e o critica porque ele não mostra como é a vida nos guetos, a prostituição e o tráfico. Da mesma forma, se a novela quer mostrar uma imagem bonita e fantasiosa da Índia, qual o problema nisso? Quem tem que se preocupar em retratar os fatos são os jornalistas e não os romancistas.

Acho que nós, brasileiros, estamos tão acostumados a criticar o feio, o pobre, o subdesenvolvido (começando pelo nosso próprio país) e idolatrar o que é rico e belo que não admitimos que o pobre possa ser belo também. Mostrar a parte luxuosa de Paris pode, mas retratar o Rio de Janeiro sem mencionar as favelas e a violência é inaceitável (como se em Paris não existisse criminalidade também). É bonito criticar o feio, as mazelas, os podres; faz a gente se sentir politizado, atualizado, intelectual; mas acabamos perdendo o bom senso e isso se reflete em casos como esse da novela e em muitos outros.

Repito: qualquer conto, romance, crônica, poema ou novela não tem qualquer obrigação de ser factual, verossímil, real. E mesmo que tivesse, tampouco tem a obrigação de obedecer a um único ponto de vista. A Índia é um país pobre, de fato, mas há também luxo e riqueza por lá. Se a autora quis mostrar só essa parte, é uma preferência dela e não cabe a nós julgar. Assiste quem quer.

Não desaprovo, no entanto, o ato de criticar. Criticar o que não se gosta, com o intuito de construir - e não ofender - é algo válido e muito importante, mas se for criticar, que seja com razão e bom senso.

Sem mais, abraços,

Jack Waters


6 comentários:

  1. É, novelas são um problema se você as assiste e passa a desejar o que tem nelas, eeeeee esse é o problema, pior ainda é vc pensar que nem os personagem, dae vc fica com filosofia fudida dos caraio a quatro, mulé feia quer pensar como mulé gostosa é muito ruim isso sabe, então é isso.

    ResponderExcluir
  2. Cara, faça igual eu, toque o foda-se, primeiro lugar: É NOVELA CARA!!! DAS 8 AINDA CARA!!! DA GLOBO CARAAAAAAA!!! Agora podemos voltar a discutir sobre teoria da evolução, criacionismo, Darvin, Ateismo, mulher, bebida, sexo, eu topo até discutir sobre a morte da bezerra!

    ResponderExcluir
  3. O lance não é a novela em si, mas esse tipo de crítica infundada, que poderia ser usada contra outros romances fictícios.
    Não assisto a novelas.

    De qualquer forma, tornaremos a falar sobre evolução em breve ;)

    ResponderExcluir
  4. Gostei da crítica. Porém, tudo isso depende muito do ponto de vista e do ideal das pessoas. Realmente, novelas e livros de romance não tem nenhuma obrigação de retratar a realidade.

    Todos nós falamos em mudança, mas apenas uma pequena parcela da população pode realmente fazer algo para mudar (a nao ser mudar a si mesmo). No entando, empresas como a rede Globo têm muito poder nas mãos. E é aí que entra a RESPONSABILIDADE SOCIAL. É obrigado a retratar uma realidade? Não. Toda via, se retratasse geraria um incomodo nas pessoas. E só isso gera mudança. Mudamos apenas quando estamos incomodados ou insatisfeitos.

    Não é apenas questão de retrato social. Transmitir a realidade e propor soluções é contruir um futuro melhor para todos.

    ResponderExcluir
  5. ...acho a maioria dos programas de 'mau' gosto

    ResponderExcluir
  6. TV, FINAL DE MAIS UMA NOVELA OU COMEÇO DE MAIS UM DELINGUENTE?
    (Ivan Teorilang)

    E mais uma vez a Globo nos deixa perplexo ao final de mais uma novela, isto é, deixa perplexo apenas as pessoas que tem algum discernimento, pois nossos jovens, frente tantas aberração estão apenas achando tudo muito natural, pois eles tem sido criados com isto à sua frente dentro de seu próprio lar e a naturalidade passa a ser seu aprendizado, mesmo que tal naturalidade seja torpe e isenta de qualquer realidade.
    Não entendam este meu desabafo como obra de qualquer pastor fanático não que tais pastores estejam equivocados perante tais atos a deteriorar a formação de nossas crianças.
    Como se já não bastassem tantas cenas e historias de mau exemplo como a deteriorização da família, exaltando as traições conjugais, e até muitas vezes sendo culminadas com tais traições entre pais e filhos, agora, como aconteceu nesta que acabou ontem, os personagens ruins da novela, os ditos vilões, responsáveis por tantas injustiças e crueldades durante todo o percurso da história, acabam tendo o mesmo fim feliz das vítimas deles, como que para premiar todas as maldades cometidas.
    Não bastasse ainda tudo isto ainda criam personagens gays para todas as novelas, fazendo o papel dos melhores da trama, menosprezando assim os que levam uma vida em sua normalidade.
    Por favor, não chamem isto de discriminação de minha parte, pois nunca tive nem um motivo contrário à aceitação deste em nosso meio, muito pelo contrário, até sou contrário a não aceitação destes por muitos, o que faz certo o sofrimento destes, mas daí a agir como que se fosse um incentivo ás nossas crianças com tanta propaganda desta opção sexual, que só acaba trazendo sofrimento a eles, para mim já é demais.
    Será que a censura leva muito dinheiro para aprovar tais histórias absurdas?
    Toda vez que surgem debates na TV sobre esta falta de seriedade, sempre aparece um (que certamente esta lá recebendo seu sustento por aquele canal) a dizer com todas as letras, “O seletor de canais da TV serve para ser usado quando não se gosta do programa”; Agora eu te pergunto esta resposta apagaria a responsabilidade de todo os programas ruins da TV?
    Existem ainda outros canais que fazem propaganda do crime repetindo incansavelmente as mais famigeradas noticias, como se fosse isto algo prazeroso de se ver, e não algo a preencher a cabeça dos já propensos a esta prática a repetirem o mesmo crime “aprendido” na TV.
    (Ivan Teorilang)

    ResponderExcluir