quinta-feira, 25 de junho de 2009

O poder da música

Schopenhauer a define como "A mais bela das artes humanas" e Nietzsche diria que o mundo sem ela seria um erro. A verdade é que a música tem um poder incomparável sobre as nossas vidas e influência direta sobre nossa personalidade. Quem nunca sentiu uma emoção forte, uma paixão ou uma reflexão íntima ao ouvir uma bela canção? Ou um forte impulso de dançar ao som de uma batida agitada? Uma boa boa música tem essa qualidade de nos transportar a outro mundo de possibilidades e nos ampliar (ou reduzir) os horizontes.

Penso que já nascemos com ela em nosso código genético. Cada cultura e comunidade tem o seu estilo musical próprio.É natural do ser humano produzir sons harmoniosos, desde o primeiro chocalho que usamos quando bebês ao uso de instrumentos musicais, estamos criando música. Os ritmos variam, a essência permanece.

Platão disse certa vez que "é possível conquistar ou revolucionar uma cidade inteira apenas mudando sua música." e tinha razão. Músicas alienantes são utilizadas por governantes como forma de manipular o povo há séculos e séculos. A nossa ditadura militar foi um exemplo disso. As músicas de caráter crítico, político e revolucionário eram censuradas no Brasil para dar lugar às músicas que exaltavam as belezas naturais, as desilusões amorosas, as mulheres, etc. de forma superficial e comercial.

Tropicalia: A juventude sessentista contrária à ditadura.


Conseguiram até mesmo "castrar" o rock, que lá fora era uma ferramenta de revolução, ousadia e liberdade de pensamentos e aqui se tornou praticamente apenas um ritmo dançante(com honrosas exceções feitas a alguns grupos menos favorecidos pela mídia que taziam mensagens mais profundas em suas canções). Os compositores de mpb que eram contrários à ditadura tinham tinham que "camuflar" suas idéias nas letras, dando um duplo sentido aos versos e colocando nas entrelinhas o que de fato se queria passar (e aqui eu tenho que aplaudir de pé os grandes gênios do passado que conseguiam realizar essa façanha de forma tão extraordinária).

Do outro lado do mundo, os Beatles revolucionavam toda uma estrutura social com seu estilo e sua música, dando início a uma série de movimentos que marcaram os anos 60. Veio a geração Hippie, nos EUA, que marcou o lema "sexo, drogas e rock 'n roll". Eram jovens extremamente politizados que participavam ativamente contra a política externa do goveno norte-americano, principalmente com relação à guerra do Vietnã. Também aqui foram reprimidos com brutalidade e o rock passou a ser um estilo marginal, mal-visto pela sociedade.

A ditadura militar acabou no Brasil, mas as músicas alienantes permanecem até hoje aqui e em todo o mundo. Seja no funk carioca, no hip hop americano, no sertanejo, no pagode ou até mesmo no rock, a música politizada vem cada vez mais perdendo espaço, assim como o experimentalismo das épocas passadas, que buscava inovar mais e mais a experiência audiovisual (o rock progressivo e psicodélico é um grande exemplo). Atualmente o que conta é o que vende mais, o que agrada mais ao público que, há muito, já não conhece outros estilos. Por aqui, a qualidade musical vem caindo exponencialmente há anos e já ultrapassou o limite do ridículo e da baixaria gratuita e isso se reflete na nossa sociedade.

E pensar que no tempo de JK, a Bossa Nova era a música alienante... (sim, aquela porra difícil pra caralho de tocar que requer muita criatividade e compreensão musical para compor e que até hoje soa de forma esplêndida).

Abraços,

Jack Waters

4 comentários:

  1. Como a musica causa 'sensações', ela realmente pode nos transportar pra outros "mundos". Só não sei se ela nos engrandece. Existem muitas musicas que falam de amor e isso não influenciou muito em ter um mundo mais humanitário não.

    Agora, tu tá bem informado, ein!?

    ResponderExcluir
  2. De fato. Mudei a parte do engrandecer ali.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. "Por aqui, a qualidade musical vem caindo exponencialmente há anos e já ultrapassou o limite do ridículo e da baixaria gratuita e isso se reflete na nossa sociedade."

    BOTEI FÉ NISSO RSRSRS

    VALEUUU!!!!

    ResponderExcluir
  4. Blog muito interessante esse! =))
    Achei muito bacana os assuntos que vc fala aqui =]

    ResponderExcluir