quinta-feira, 18 de junho de 2009

Juramento de Hipócritas

Estou cansado de pessoas hipócritas. E não me refiro às pequenas hipocrisias que todos cometemos no cotidiano (como discursar a favor do meio ambiente e depois jogar papel de bala no chão), mas a toda gente que sente prazer em debochar, humilhar, reduzir e pisar nos outros, esquecendo-se de olhar para si mesma antes.

Digo isso porque a cada dia venho me desiludindo mais com as pessoas e com o mundo e pensando seriamente no que estou fazendo aqui. Se existe algum deus, ele me colocou no lugar errado (ou talvez no lugar certo, dependendo de sua intenção). Definitivamente, não é onde quero estar nem com quem quero estar (exceção feita aos meus amigos).

Confesso que, se tivesse condição e coragem, já teria ido embora há muito tempo. Vontade não me falta de sair por aí sem planos, sem rédeas, sem aviso prévio; mas não é tão simples soltar as amarras que me prendem aqui. É utopia imaginar um lugar onde as pessoas não sejam mesquinhas e falsas, mas já convivi por tempo demais com esse tipo de gente e quero, ao menos, procurar algumas em que possa encontrar um restinho de humanidade.

Digo tudo isso porque recentemente descobri mais hipocrisia em gente que eram por mim queridas do que jamais imaginei encontrar em um ser humano. Sei lá, eu devo ser muito ingênuo mesmo pra não enxergar(ou não acreditar) em tamanha falsidade, e agora que senti na pele o que, até então, só conhecia em filmes e histórias fictícias, estou repensando seriamente a minha vida. Onde foi que errei? O que fiz para merecer isso?


Não sou perfeito, obviamente, mas tenho meus valores e princípios e tento seguí-los à risca. Apesar de meus (muitos) defeitos, ao menos prezo pela honestidade, pelo bom caráter, pela solidariedade, pela simpatia e pelo respeito; não tolero fofocas e tento fazer de todas as minhas críticas algo construtivo e não ofensivo. Tenho como máxima "Se eu não posso mudar o mundo, ao menos posso fazer minha parte pra que ele não continue uma merda."

Não uso meus defeitos como pretexto íntimo para causar mal aos outros por inveja; pelo contrário, uso-os em conjunto com ela para crescer e superar(por mérito própri0) quem quer que tenha me causado inveja, sem prejudicá-lo no processo. Se vejo, por exemplo, um amigo tocando guitarra muito melhor que eu, que toco há 8 anos, não vou reduzí-lo por orgulho. Em vez disso, tentarei aprender com ele e praticar mais, para superá-lo.

Mas o que vejo, infelizmente, é a hipocrisia aliada à inveja, à ganância e, consequentemente, ao abandono dos valores humanos, tão ofuscados nos dias de hoje. A sociedade é podre, de fato, mas o que me surpreende é que ela quer permanecer na podridão e quanto mais você tenta fazer algo relevante para mudar, para tornar o mundo um pouco melhor, mais você é atacado e mal-visto pelos de alma pequena.

Não me isento, contudo, da minha parcela de culpa, afinal, não serei hipócrita de dizer que estou acima da sociedade de alguma forma e que este discurso também não se aplica a mim, mas não posso evitar de ficar, no mínimo, frustrado com a situação.

Perdoem-me se não fui claro com relação aos meus motivos. Deixarei, mais uma vez, uma música que fala por mim bem melhor do que eu jamais conseguiria expressar(clique no título para abrí-la no Youtube):

Watching the Wheels - John Lennon
(Olhando o movimento)

As pessoas dizem que eu sou louco por fazer o que faço

Bem eles me dão todos os tipos de conselhos para me salvar do fracasso
Quando eu digo que eu estou o.k, bem, eles olham para mim de um jeito estranho

Com certeza você não está feliz agora que você já não joga mais o jogo


As pessoas dizem que eu sou preguiçoso, fazendo de minha vida apenas sonhos

Bem, eles me dão todos os tipos de conselho feitos para me iluminar
Quando eu lhes falo que eu estou bem, assistindo sombras de na parede

Você não sente falta do menino daquele tempo grandioso, que você não é mais?


Eu estou apenas sentado aqui olhando as rodas girarem

Eu realmente adoro ver o movimento

Já não monto no carrossel

Apenas tive que deixar rolar

Ah, as pessoas fazem perguntas, perdidas na confusão

Bem, eu lhes digo que não há problemas, só soluções

Bem, eles balançam suas cabeças e me olham como se eu tivesse perdido a razão

Eu lhes digo que não há nenhuma pressa

Eu apenas estou sentado aqui 'fazendo hora'

Eu estou apenas sentado aqui olhando as rodas girarem

Eu realmente adoro ver o movimento

Já não monto no carrossel
Apenas tive que deixar ir

Apenas tive que deixar rolar

Eu apenas tive que deixar rolar

Abraços,

Jack Waters


Um comentário: