segunda-feira, 15 de junho de 2009

Coisas que aprendi assistindo House


Pra quem não conhece, a série "House" - que atualmente passa na rede Record e na Fox - tem sua trama ambientada em um hospital, em que a cada episódio chega um paciente com um problema diferente e é tratado pelo Dr. House (um dos melhores médicos do mundo em diagnósticos e "Sherlock Holmes" da medicina) e por seus ajudantes.

Durante o desenrolar da investigação médica para se chegar a um diagnóstico preciso, uma série de acontecimentos paralelos contribuem para enriquecer a história, geralmente causando problemas a House. Este, com seu humor ácido e sarcástico, tenta evitá-los sempre que possível.

Esta é uma das minhas séries preferidas e a recomendo a todos os que se interessam por medicina e conhecimentos gerais. Há muito o que se aprender com ela, como por exemplo:


1. Todo mundo mente.

2. Quatro testes são fundamentais para descobrir qualquer doença que você tenha: Ressonância magnética (MRI, no original), punção lombar, biópsia do tecido afetado e exame toxicológico (mesmo que seja apenas um resfriado). Ocasionalmente, você pode precisar também de uma endo/colonoscopia.

3. As principais funções das enfermeiras são carregar equipamentos de ressuscitação, atuar como recepcionistas do hospital e transitar sem rumo pelos corredores, observando os médicos.

4. Se você tiver uma convulsão no dedo mindinho do pé, pode apostar que foi devido a um fungo raríssimo dos trópicos que você pegou apertando a mão de um vizinho que esteve na África e que se alojou no seu fígado por um longo tempo, até se desprender, cair na corrente sanguínea e atacar o pâncreas, que causou uma dor de estômago, que você pensou que fosse apenas um problema de digestão e passou a tomar antiácidos, que, por sua vez, permitiram a proliferação de microorganismos dentro do estômago, que se deslocaram para o cérebro, causando uma desordem cerebral, resultando no movimento anormal do mindinho.

5. Um a cada três médicos não consegue se lembrar que infecções causam febre e que a ausência de febre é sinal de que não se trata de uma infecção, tendo que ser relembrado constantemente desse fato por seus colegas.

6. Toda medicação intravenosa causa parada cardíaca/respiratória. O mesmo vale para exames que envolvam agulhas.

7. Todos os médicos sem a orientação do House são burros e incompetentes.

8. Numa clínica, metade dos pacientes é idiota e a outra metade, hipocondríaca.

9. Na dúvida, tome antibióticos de largo espectro. Se não funcionarem, é uma doença auto-imune; Se funcionarem, aliviando os sintomas da doença inicial, vão causar danos graves em outros órgãos. Mas não se preocupe, isso é um bom sinal. Agora já se sabe o que você NÃO tinha.

10. Não há problema moral algum em fazer apostas dentro do hospital, mesmo que envolvam a vida dos pacientes.

11. Os diagnósticos mais simples, óbvios e prováveis não têm graça.

12. Está tudo bem em invadir a casa de um paciente, mexer nas suas coisas, abrir a geladeira e pegar o que quiser, desde que se tenha um diploma de medicina.

13. As roupas, acessórios e linguagem corporal de uma pessoa dizem TUDO sobre ela, incluindo sua condição de saúde.

14. Não importa onde você esteja, se você desmaiar ou sentir dores sem nenhuma razão aparente, vai acordar no Hospital Princeton-Plainsboro, aos cuidados do Dr. House.

15. Independente dos sintomas que você tiver, Não é Lúpus!

Por enquanto é só. Conforme aprender mais com a série, atualizo aqui.

* Atualizado

Abraços,

Jack Waters


7 comentários:

  1. Rapaz uma obra primorosa, e uma explicação precisa sobre a série!

    ResponderExcluir
  2. Carai vei! a numero 4 é a melhor!

    ahuhuahahu

    DE BOA!!

    ResponderExcluir
  3. isso foi uma critica ou um elogio a série? oO

    ResponderExcluir
  4. Caralho velho, concordo plenamente em tdos os intems =]
    mando bem.

    ResponderExcluir
  5. hahaha, certeza cara, é bem assim mesmo x.x.
    Não se esqueça também de que:
    O fato de você ser um médico dependente um remédio para dor, e ser sarcástico e sádico, não atrapalha nada em seu diagnostico.

    ResponderExcluir
  6. Huahuehauehaue é verdade!

    Bruno: Foi uma análise ;)
    Eu curto pra caralho a série, mas algumas coisas são meio batidas devido à repetição.

    Vlw pelos comentários, pessoal

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  7. Perfeito!!!!!

    Estou aguardando novas atualizações.

    Kisses

    ResponderExcluir