quarta-feira, 1 de julho de 2009

A nova gripe e o pânico induzido

Saudações pessoal. Hoje faremos algo diferente: embora o Rômulo seja o rapaz das atualidades, resolvi eu mesmo abordar este tema que vem causando certo disparate na mídia: A tal gripe suína.

Não vou lhes apresentar novidades sobre ela porque eu mesmo não estou muito bem informado, já que não assisto tv, mas algo que meu professor de biologia comentou recentemente me fez refletir (e aí entram os pensamentos peculiares).

Segundo ele, a taxa de mortalidade da nova gripe é a mesma da gripe comum, cerca de 0,4% (em outras palavras: a cada 1000 pessoas que contraírem a gripe suína, 4 podem vir a morrer). Apesar disso, a mídia vem espalhando deliberadamente o pânico na sociedade.

Paremos para pensar... O que ela (mídia), como um todo, ganha com isso?

Gripe espanhola: Uma pandemia que fez jus ao terror que causou


O país está quebrado, estamos numa crise financeira das bravas, nosso moral já não anda muito bem e agora estamos em pânico devido a um inimigo cuja sombra projetada na parede é muito maior do que ele mesmo. Não sabemos o que fazer e buscamos cada vez mais, na mídia - que muitas vezes não é especializada no assunto - informações para nos guiar. Confiamos ingenuamente em nosso próprio opressor.

Devido ao medo, as pessoas estão hesitando em viajar; as escolas e faculdades estão dando férias antecipadas e cada vez mais aumenta o terror em lugares fechados, com grande fluxo de gente.

Encaremos os fatos: No Brasil, até o momento, foram confirmados aproximadamente 500 casos da nova gripe, com 3 mortes. 3 mortes!! Só as balas perdidas no Rio de Janeiro matam mais gente por dia do que isso e pouca gente muda os planos de viagem devido a essa estatística. Pandemias sempre aconteceram e esta não será a última vez. Não há necessidade de tanto pânico, ainda.

O grande perigo, para os cientistas, é que este vírus sofra alguma mutação e se torne mais letal. Aí sim poderemos começar a correr feito loucos e lamentar, tardiamente, por não termos aproveitado nossas vidas como queríamos, mas ainda é cedo para tal. Ainda temos tempo para nos preocupar com riscos mais prováveis antes que a natureza resolva se livrar da raça humana.

Os jornais, revistas e programas de televisão estão lucrando em cima do sensacionalismo, como sempre fizeram. Lembram-se do que comentei no artigo Mera Coincidencia? Pois bem, é o mesmo que acontece agora e acontecerá de novo e de novo enquanto sustentarmos quem ainda acredita que nos faz de bobos.

Francamente...

Atualização:

Dados da OMS (11/08/09) :

Infecções pelo vírus da gripe A:
177.457 pessoas
Número de mortes: 1.462

(Reparem que, apesar dos números terem aumentado, a porcentagem se mantem, relativamente, a mesma.)


Abraços,

Jack Waters

Um comentário:

  1. Rapa...

    A parada é nois bebe, depois bebe um cado mais, depois bebe um poco mais, o virus vai acaba morrendo no alcool cara!

    Acho até que vo tranca a facul de direito e faze medicina, cria a terapia do alcool

    Como diz nosso sabio mestre Homer Simpson:

    "A bebida é a solução e a fonte de todos os nossos problemas!"

    Ou seja, VAUM BEBE!!!

    ResponderExcluir