terça-feira, 21 de abril de 2009

Mera Coincidência

Saudações, caros leitores.

Aproveitando o feriado e o embalo da postagem anterior, vou atualizar o blog novamente, enquanto estou naqueles dias em que a mente fervilha de idéias.

Ainda estou pensando num tema para escrever aqui, enquanto isso utilizarei uma técnica muito usada por jornalistas, que consiste em começar a escrever "a esmo" para forçar o cérebro a "pegar no tranco" e só então desenvolver o tema em questão(a famosa enrolação). Conforme se vai escrevendo, um assunto vai puxando outro e logo se tem um texto completo. Quer um exemplo? Aí vai:

Já que falei sobre jornalistas - e isso me remete automaticamente à mídia - estive pensando na questão da hipersaturação de reportagens e opiniões acerca do mesmo assunto ou tipo de assunto, característica dos grandes veículos de informação atuais. Explico melhor. Já repararam, por exemplo, como alguns "furos" são explorados ao máximo pela mídia? Um exemplo recente foi o caso do homem que abusava sexualmente de sua afilhada de 9 anos e que a engravidou de gêmeos, tendo a família optado pelo aborto e sendo excomungada pelo representante local da Igreja, junto com a menina e toda a equipe médica responsável pela operação, mas, ironicamente, o padastro da moça não.

Este assunto, que causou polêmica e estupefação da sociedade, foi ampla e incansavelmente abordado por todos os grandes veículos de informação do país, saturando a tv, o radio, os jornais, as revistas, a internet e as conversas de bar. Eu mesmo pensei em me aprofundar nele neste artigo, mas desisti. Não há razão para continuar ruminando-o. É chato para quem escreve e para quem lê, que já não aguenta mais esta história.

Enfim, o ponto em que quero chegar é que, frequentemente, surgem escândalos como esse que tomam toda a atenção pública, sendo explorados até a última gota pela mídia e depois esquecidos, para dar lugar a um novo escândalo. É um ciclo vicioso. Mas qual a intenção por trás de todo esse teatro?

Talvez desviar a atenção do povo para esconder os furos realmente importantes; talvez para vender milhões de jornais e revistas, ter ibope nos programas que abordam aquele tema e nos blogs na internet; talvez pura falta de assunto mesmo ou talvez tudo isso junto. Enquanto somos bombardeados com a notícia que o fulano estava saindo com travestis, soldados americanos invadem a amazônia de forma clandestina para explorar algumas de nossas riquezas e não ficamos sabendo. Enquanto lemos e relemos que o teto de uma igreja caiu, políticos corruptos fazem a festa com o nosso dinheiro. E isso é apenas a ponta do iceberg...

Particularmente, desconfio sempre que alguma notícia se repete infinitamente por esses meios, como um meme entre os blogs. Desconfio que algo maior está acontecendo e está sendo abafado. Já repararam que algumas dessas "replicações" acontecem em períodos de instabilidade política ou econômica? Aconteceu ano passado mesmo, pouco antes das eleições municipais, o escândalo do Ronaldinho. Ao mesmo tempo, notícias relvantes como a que abordava o problema de quase 50% dos municípios brasileiros terem apenas um candidato a prefeito eram deixados de lado, ou publicadas num rodapé de página de jornal, e apenas uma vez.

Existe um filme que aborda exatamente esta questão, e gostaria de aproveitar a deixa para recomendá-lo. Chama-se Mera Coincidência (Wag the dog), e mostra como o governo, associado à mídia, pode abafar escândalos e podres criando justamente esse tipo de notícia.


Por fim, gostaria de acrescentar que não é a minha intenção criticar ou julgar nenhum desses meios de informação, mas apenas analisar esta questão delicada que mutias vezes passa batida diante de nossos olhos.

Sem mais delongas, vou finalizando por aqui. Até que, para um artigo que começou sem idéia alguma, o texto legal. Espero que gostem. ^^

Abraços

Jack Waters

2 comentários:

  1. Hahahaha, também faço isso as vezes. Normalmente eu começo escrevendo com a ideia do tema mas, desenvolvo e só depois eu ponho o titulo. Esses escandalos da midia servem pra todas essas coisas mesmo, é uma situação muito delicada, acho que num é tão simples, mas é por ai...

    ResponderExcluir
  2. excelente demonstração da tecnica. =D
    Bem, como já comentei por cima alguma das minhas idéias sobre este assunto(midia: manipulação)vale a pena resaltar o papel da imprensa e sua influencia na vida do povo brasileiro.É dado tanto valor a uma casa confinada de gente e com cameras ao redor, ou ao jogador de gosto duvidoso...é o que gostamos de ver de fato? ....beijos

    ResponderExcluir