quarta-feira, 22 de abril de 2009

Paradigmas virtuais

Apesar do título pomposo, o assunto é bem simples de entender.

Hoje me peguei pensando (numa aula de português tão inspiradora quanto monótona) sobre a questão da velocidade com que as coisas mudam, assim como o "prazo de validade" de certas modas e correntes ideológicas.

Por exemplo: Até meados do ano passado, os fotologs eram a maneira mais utilizada de compartilhar fotos, imagens, promover eventos, fazer propaganda e de expor idéias e sentimentos. Milhões de pessoas ao longo do mundo tinham seus próprios "flogs", como eram chamados, e os atualizavam frequentemente. Eu mesmo já tive um e a maioria dos meus amigos também.

Mas, de repente, a explosão recuou, a emoção acabou e os flogs foram fechados e desapareceram. Veio o orkut, o youtube, os blogs, o myspace... Tantas comunidades virtuais que até me confundo, atordoado por este mar de informações. E o que vem acontecendo desde então?

No caso do orkut, venho percebendo um lento, porém gradual, decrescimento na popularidade. O que começou como uma comunidade restrita, um luxo a uns poucos felizardos que recebiam um convite, logo explodiu e se tornou a comunidade virtual mais acessada do Brasil e agora parece que, a passos lentos, está minguando. É o que quero dizer com "prazo de validade", neste contexto. Enquanto as novidades chegam, são exploradas ao máximo, mas depois esquecidas como uma mancha negra no nosso passado. Quem não se lembra dos tempos de ICQ, mIRC, bate-papos em salas virtuais, pelo navegador? Tudo isso deixado de lado pela nova geração, a geração do MSN e semelhantes.

Partindo deste raciocínio, pergunto-me quando irá acabar a febre dos blogs, do orkut e de outras comunidades; e o que virá em seguida? De que outas maneiras poderemos nos surpreender? As idéias genias estão ficando escassas e parece que vai levar um bom tempo até quebrarmos este paradigma da internet. Até lá, teremos que nos contentar com as novas caras dos mesmos programas, com a velha fórmula repetida.

Abraços

Jack Waters

Nenhum comentário:

Postar um comentário