quinta-feira, 23 de abril de 2009

Alienação? Manipulação?

Olá, meu nome é Romulo, sou estudante e tenho 19 anos. Entrei no projeto deste blog há pouco tempo e este é meu primeiro post como vocês vêem.

Sou uma pessoa que gosta muito de filosofia e tento da melhor forma entender e passar o que eu entendi para as pessoas sem manipular a informação, pois eu acho que já chega de manipulação, manipulação esta que é o tema do meu post de hoje, afinal de contas temos de começar escrevendo alguma coisa de útil!

Alienação? Manipulação?

Às vezes eu me pergunto, tudo isto que nós vemos hoje em dia é o que realmente é? Uma pergunta um tanto confusa. Vamos analisar os fatos, eu estava lendo o post do Jack e me veio na mente o filme “Muito além do cidadão Kane”, onde mostra a trajetória da Rede Globo, eu estava pensando todo tipo de mídia popular neste país nos leva a alienação, nos manipulam. Eu vejo nas ruas os jornais que até pouco tempo eu achava que era a forma mais culta de se informar, mas agora você tem no rapé do jornal uma notícia que geralmente relevante e no resto do jornal tem alguma mulher quase sem roupas ou alguma coisa relacionada ao próximo capítulo da novela ou alguém que morreu baleado. E quando existe alguma notícia que interessa realmente ela é manipulada. 

Pessoalmente, não acredito em quase nada que vejo na televisão hoje em dia sou bem crítico. E não é somente a televisão e os jornais que tentam nos alienar, eles só dão uma força, toda a sociedade alienada tenta nos puxar para seu lado, se você não é alienado você é um vagabundo que só pensa nestas coisas “malucas” e erradas. Erradas? Estas pessoas que ficam reclamando dos governantes, mas não fazem nada para mudar e acham que aquilo é assim porque tem que ser assim, isso é o ser despolitizado que o cientista político Emir Sader descreve em seu texto:

“Já ser despolitizado é achar que as coisas são como são porque são como são, sempre foram assim e sempre serão. É considerar que as pessoas sempre buscam tirar vantagens que não têm grandeza para lutar desinteressamente por um mundo melhor. Que o que diferencia as pessoas é a ambição de melhorar na vida, que a grande maioria não tem jeito mesmo.“

 Lendo este texto eu me inspirei para escrever este post, penso que a maioria da sociedade é alienada e manipulada por diversos meios, não só os de comunicação, mas também pelo meio onde vivem, pelos amigos e parentes. 

Já ouvi muitas pessoas falando que filosofia é coisa de “viado”, estas pessoas não têm uma visão política do mundo para eles política é só aquele período em que a novela dele é interrompida para passar o programa eleitoral gratuito, é deste tipo de pessoa que o Emir Sader está falando. Uma pessoa manipulada e alienada em seu mundinho de todos os dias, que não vive, somente pensa que vive, que não toma decisões somente vive em modelos que colocaram que é melhor para a vida dele, não vivem por si, mas sim vivem pelo dinheiro.
 
Para concluir eu quero primeiramente pedir desculpas se meu pensamento está um pouco bagunçado, pois eu sou assim mesmo, depois de um tempo vocês iram se acostumar comigo, e quero falar que devemos tomar muito cuidado para não irmos junto com esta onda de alienação que estamos sofrendo, pois tem muita gente que está ganhando com nossa alienação, por isso não existem ações para mudar isto. Eu agradeço a todos que me agüentaram até o final deste post. 

Obrigado a todos.

Romulo - Ablankzin

2 comentários:

  1. Li seu post, gostei.
    Concordo com você em algumas coisas e em outras entro em contradição .=)

    ResponderExcluir
  2. Olá,mto legal o post.È bom pensar nesse assunto.Acredito que há muito o que saber sobre alienação, algumas pessoas já vem com facilidade para convencer os outros,mas não necessariamente è um alienador.

    ResponderExcluir