segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Um dia na vida

Um dia na vida todos paramos para pensar em tudo que já nos aconteceu: nossos amigos, nossos problemas, nossas famílias, nossas conquistas, nossos amores, enfim, nossa história. Contamos piada, damos risadas com as merdas do passado, engrandecemos os fatos e relembramos os bons tempos que se foram.

Um dia na vida nos damos conta que estamos ficando velhos, rotineiros, banais, cotidianos, cansados. Pensamos mais no trabalho do que na diversão, mais no futuro do que no atual, mais na morte do que na vida; queremos casar, fazer filhos, criá-los, envelhecer e ter netos; almejamos a vida eterna e os prazeres espirituais; ficamos mais sábios.

Um dia na vida compreendemos como somos insignificantes diantes da imensidão do universo ou mesmo do nosso próprio planeta; descobrimos que sabemos agora menos da metade das coisas que julgávamos saber na juventude e que jamais conheceremos todas as respostas para as tantas questões. Aliás, analisamos que não são as respostas que movem o ser humano, mas as perguntas; temos sede do saber.

Um dia na vida percebemos que passamos tempo demais preocupados com contas a pagar e coisas a comprar e tempo de menos nos questionando quem somos e como podemos ser cada vez melhores, se estamos no caminho que sempre sonhamos seguir e se nos tornamos aquilo que sempre desejamos ser; lembramos que um tênis é apenas um tênis, não importa a marca e que o nosso caráter não será medido pelo valor do nosso carro ou jóias.

Um dia na vida imaginamos como tudo seria diferente se algum evento minúsculo no passado nunca tivesse acontecido. Se não tivesse chovido aquele dia em que oferecemos uma "carona" sob o guarda-chuva para aquela que viria a ser nossa futura esposa ou então aquela viagem de um fim de semana em que conhecemos nosso melhor amigo; algumas tragédias que mudaram o rumo de vários amigos e famílias ou planos que não deram certo. Como tudo teria sido diferente...

Um dia na vida concluímos que o mundo é muito maior do que o que vemos na televisão e nos livros e que nosso espírito clama para que o desbravemos. Conhecemos novas culturas e refletimos mais sobre a nossa própria; comparamos gostos, pratos, estilos, folclores, crenças e rituais, até chegarmos ao ponto de abandonar antigos preconceitos que estavam encrustrados em nossa personalidade desde a infância.

Um dia na vida...percebemos que ainda temos muito o que viver e aprender.


Abraços,

Jack Waters

Nenhum comentário:

Postar um comentário