quarta-feira, 8 de julho de 2009

Resenhas de julho

Ufa! Demorou mas finalmente saíram as resenhas deste mês de julho, que traz estilos variados para os diversos gostos. Espero que gostem.


1. Filme: 13º Andar


Para os amantes de Matrix (o primeirão) e do Mito da Caverna, este filme cai como uma luva para aprofundar na idéia de uma realidade alternativa e de que vivemos em uma ilusão. Eu costumo dizer que este filme é um Matrix mais profundo em termos de idéias e sem as cenas de ação e teorias conspiratórias das máquinas. De fato, ele foi feito antes do Matrix, mas seus produtores cometeram a enorme burrada de o lançar só depois, fazendo com que o filme ganhasse a fama de ter sido um plágio.

13º Andar nos faz questionar a realidade em que vivemos e nossos próprios hábitos e idéias. Sem contar que, ao final do filme, você vai ter vontade de sair sem rumo, andar e andar até algum lugar que nunca esteve antes (entenderão o que quero dizer quando assistirem). Enfim, um prato cheio para amantes de ficção científica, filosofia platônica e realidade virtual. Recomendadíssimo.


2. Livro: A montanha e o rio


Um romance best-seller extremamente interessante, que me prendeu do início ao fim (também foi o livro em que li mais páginas por dia em toda a minha vida. Uma média de 106). A história gira em torno de 2 chineses - um vindo de uma familía muito rica e poderosa e o outro abandonado por seus pais e adotado por um casal de aldeões pobres - que, ao decorrer da vida, passam por situações complicadas para atingir seu sonho de serem grandes líderes da China. No caminho, envolvem-se em um triângulo amoroso que toma dimensões catastróficas.

O pano de fundo é a ditadura de Mao Tse-Tung e as instabilidades políticas e financeiras do país que sucederam a sua morte. Realmente muito bom (até eu que não me interessava muito por histórias envolvendo a China adorei este livro).

3. Disco: The Wall - Pink Floyd


Eu poderia escrever páginas e páginas sobre como este disco mudou a minha vida, suas qualidades, sua profundidade e sua excepcionalidade e ainda assim não conseguiria ser fiel ao que esta grandiosa obra representa, por isso, vou deixar apenas a sugestão sincera de que ouçam este álbum com atenção, peguem pra ler as letras das músicas e depois assistam ao filme (sim, ele virou um filme igualmente extraordinário). Até hoje não conheço análise melhor da sociedade e de nós mesmos. Muito obrigado ao Pink Floyd por esta obra de arte.


Abraços,

Jack Waters

3 comentários:

  1. Bom, o filme eu não sei porque não vi, mas o livro e o albúm são excelentes,apoio o Jack nas recomendações.

    Ps: Sério, um solo desse albúm pode mudar a sua vida. Eu achei o meu, procure o seu tbm =D

    ResponderExcluir
  2. adorei a postagem e o blog inteiro, mas vou me limitar hoje apenas aum comentário:
    Pink Floyd é incrivél!

    beijos ,*

    ResponderExcluir
  3. com certeza é a melhor de todas as art's de Pink Floyd !!!
    Parabéns !!
    acompanhe meu blog.
    http://sueli-rokholl.blogspot.com/

    ResponderExcluir