terça-feira, 28 de abril de 2009

"Penso, logo, existo"

Penso, logo, existo


Esses dias no ônibus voltando da faculdade surgiu um assunto sobre a frase do filósofo René Descartes que diz:

“Penso, logo, existo”

Surgiram várias contradições, pois tiveram pessoas que falaram que esta frase está sem sentido pelo fato de que um Eu só existe a partir da existência de um indivíduo.

Agora irei relatar minhas conclusões sobre esta frase que merece muita atenção.

Partindo da idéia de que o pensar não é somente o fato de raciocinar, mas sim o fato de pensar em questões nunca antes pensadas. Podemos perceber que ele fala esta frase para dizer que um indivíduo quando ele pensa, ou filosofa, ele está nascendo no mundo das idéias e dos pensamentos filosóficos.

Quando não temos interesse nenhum sobre estes assuntos estamos vivendo uma vida morta por mais redundante que isto possa parecer e está vida filosófica nos ajuda a ver o mundo de outra maneira, não somente ficar cegos, não somente viver só por viver, mas sim viver e tentar entender as coisas saber os porquês, assim tendo este pensamento filosófico o indivíduo existe perante as concepções de Descartes.

Pensar é primordial, pensar faz parte da vida do ser humano e as pessoas ignoram isto, não podemos deixar esta vantagem que temos cair em desuso, vamos pensar vamos viver filosofando vamos acabar com toda esta alienação e automação da vida.

Romulo

2 comentários:

  1. Ga perspectiva, Ablankzin. Eu nunca tinha pensado dessa forma sobre essa frase xD

    Ótimo artigo =]

    ResponderExcluir
  2. adorei esse artigo...
    cunclusões mt inteligentes...
    ficou mto bom...
    excelente...
    concordo com o jack tbm nunk tinha pensado dessa forma,sua análise foi fantástica...Parabéns

    ResponderExcluir