sábado, 31 de outubro de 2009

Novo momento

Olá caros leitores, hoje vamos viajar um pouco. Eu estou passando por uma época muito anos 70, 80 e 90, não sei porquê todos me recriminam por gostar das musicas desta época. Mas eu acho que eu ouço o que eu quero quando eu quero, se eu não atrapalhar ninguém então ta tranquilo.

Muitas vezes vejo pessoas nesta sua vida cotidiana(oh! Cotidiano, como eu tenho medo desta palavra) o conformismo é um retrato de toda nossa sociedade. Eu vejo os cantores dos anos 70, 80 e 90, podemos ver sua mente criativa. Eu conclui que nossa década é consequência das anteriores, eu prefiro nem falar do Rock nacional que está uma porcaria. Nada que chegue ao nível de Cazuza, Legião e Raul.

Todos os dias eu penso em como seria nossa década se nós fossemos mais ativos, estão acontecendo várias coisas no mundo e nós estamos aqui vivendo nossa pequena esfera de vidro, que não nos deixa ver o que está lá fora, mesmo por covardia não queremos ver nada do que está nos esperando. Porque temos que receber as coisas pré-definidas se nós podemos criar nossas coisas? E o mais importante PODEMOS CRIAR NOSSOS PRÓPRIOS PENSAMENTOS. Podemos criticar sem medo. Como dizia Raul Seixas:

"Somos prisioneiros da vida e temos que suportá-la até que o último viaduto nos invada pela boca adentro e viaje eternamente em nossos corpos."

Gente vamos acordar para a vida, estamos muito parados, temos que viver de verdade a vida, estamos vivendo ilusões, hoje em dia eu não acredito mais em ninguém, quando falo isso as pessoas acham que sou louco, mas "Eu não sou louco, é o mundo que não entende minha lucidez.".

Eu viajei bastante, mudei muito de objetivo do texto, porque na verdade eu não tinha um objetivo concreto sobre o que eu ia escrever e deu nisso ai. Eu acho que eu estou ouvindo Raul demais.

Para os que gostaram ouçam a musica Ouro dos Tolos do Raul. Um grande abraço para todos.

Romulo

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um pouco de MPB

Para acalentar a alma e a mente dos se encontram solitários.




Abraços,

Jack Waters

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Domínio Publico

Olá, eu recebi um email bem interessante hoje e resolvi compartilhar com vocês. É muito importante o email que vocês irão ler.

ISSO A REDE GLOBO NÃO DIVULGA NUNCA ! ! !
Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos..

Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA,
ARTIGOS CIENTÍFICOS
· e muito mais.....

Esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site:
www.dominiopublico.gov.br

Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Divulgue para o máximo de pessoas!*



Romulo


*Pessoal, essa notícia na verdade é um hoax (falsos boatos que circulam pela internet) muito antigo, que já passou pelo orkut e agora toma proporções maiores. O site do dominio público não está ameaçado de ser desativado por inatividade, mas de qualquer forma vale a pena acessá-lo, pois é bastante rico em conteúdo literário e artístico.

Editado por Jack Waters

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Resenhas de Outubro

Depois de mais de um mês sem resenhas, outubro vem trazendo relíquias do passado. Neste mês, apresento um prato cheio para os amantes de ficção científica inteligente, romances cabeça e rock psicodélico. Sem mais delongas, vamos lá:


1. Filme: Planeta dos Macacos (1968)


Esqueçam tudo o que viram no remake de 2001. A versão original deste filme é muito mais profunda e instigante, que nos leva a refletir sobre a nossa condição humana.

A trama gira em torno de 3 astronautas que, ao chegarem em um planeta desconhecido e, a primeira vista, desabitado, decidem explorá-lo, descobrindo um novo mundo cheio de terrores, belezas e surpresas nem sempre agradáveis.

Além do visual magnífico, Planeta dos Macacos nos leva inevitavelmente a alguns dilemas filosóficos que revela, entre outras coisas, nossa própria hipocrisia como seres morais. Um verdadeiro soco no estômago, que com sorte, pode fazer-nos regurgitar alguns preconceitos.

Recomendadíssimo.

2. Livro: Contraponto


Aldous Huxley é, para mim, um dos autores dos séc. XX que mais se aproximam da essência do ser humano como ser social e passional. Neste sensacional romance, ele aborda, de um ponto de vista nada clichê e muito inteligente, relacionamentos decadentes, traições, mentiras e a preocupação diante da imagem social. Mostra como o amor aos poucos perde seu significado e passa a se tornar uma mera relação de interesses, um jogo de intrigas e falsidade.

O mais excepcional no estilo de Huxley está em suas descrições, que não apenas relatam friamente o que as personagens sentem e pensam, mas trazem à tona seus sentimentos mais profundos, mesmo que não sejam nada belos ou nobres. Aqueles que todos nós sentimos, mas poucos têm coragem de admitir e menos ainda de retratar.

Uma excelente pedida para quem está farto das histórias de amor melosas e superficiais que se encontram por aí em romances e músicas. Por tocar no cerne do ser humano, Contraponto é uma obra atemporal e obrigatória para quem aprecia o estilo.


3. Disco: Os Mutantes


Para estrear com grandiosidade uma resenha de uma banda nacional, não poderia falar de ninguém menos que os Mutantes, um dos mais importantes grupos de rock do Brasil de todos os tempos e que até hoje impressiona por sua qualidade musical. Surgida nos anos de chumbo da ditadura militar, os Mutantes vieram para escandalizar. Suas músicas cheias de experimentalismos são fascinantes e suas letras - a maioria com duplo sentido, para passarem despercebidas pela censura - bastante inteligentes.

Com uma proposta diferente dos padrões da época e altamente influenciados pelos Beatles, o trio - formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias - surpreendeu com a qualidade do seu rock psicodélico. A música de abertura deste primeiro disco - Panis et circenses - já é, por si só, uma bofetada na cara de uma sociedade conformista, que não se importa com a perda de sua liberdade, como se percebe no trecho:

Eu quis cantar minha canção iluminada de sol / soltei os panos sobre os mastros no ar / soltei os tigres e os leões nos quintais / mas as pessoas nas salas de jantar estão ocupadas em nascer e morrer.


A partir daí já se pode ter uma idéia do que virá pela frente. Interpretações geniais de outras músicas, como Baby, do Caetano Veloso e Minha Menina, de Jorge Ben também estão presentes. Enfim, um disco espetacular que vale a pena ser lembrado e ouvido novamente. Imperdível para qualquer fã de rock progressivo.


É isso aí pessoal, espero que gostem das sugestões. Mês que vem tem mais!

Abraços,

Jack Waters

domingo, 11 de outubro de 2009

Cartas para o bem

Não importa se essas cartas são para amores mal resolvidos,
amores mal compreendidos ou despedidas sinceras,
proferir algo relativamente positivo
pode vir a ser de distinto valor,
o quão natural a natureza nos exprime seus talentos,
o quanto agradável é a relevância dos sentimentos humanos,
o quanto se é perdido em horas de desprezo mútuo,
a razão do objeto de desejo perdido sem qualquer noção,
o intuito de amar o que nos pertence em detrimento à razão,
o quão vigorosa é a adolescência vivida hoje
e nunca esquecida a rebeldia de um tempo fugaz,
a liberdade presente na alma sagaz de um anjo envaidecido,
entender a lógica da existência sustentada em um plano divino
rege - nos ao paladar esplendido de esperança e paixão,
viver em harmonia, harmonizando com o tempo,
admirando a calmaria dos mais belos mares
e a fertilidade de solos humíferos,
abraçando todas as possibilidades de carinho juvenil,
ao simples de coração e aos muitos de sofrimento passageiro,
a pedra fundamental da fraternidade lhe é concebida,
aos demais, isto são apenas cartas para o bem.


Gustavo Amariz.

sábado, 10 de outubro de 2009

Legião!!!

Olá caros leitores, depois de muito tempo volto aqui mais uma vez para dividir um pouco dos meus pequenos pensamentos confusos. Hoje irei falar de uma banda que eu gosto muito e fico triste por ter acabado.

Legião Urbana

Eu queria não apenas mostrar uma letra, mas sim várias, ou mesmo as que eu acho mais importantes, ouvir legião urbana pelo menos para mim soa como uma terapia, é difícil até de falar, mas as vezes da aquela impressão de que para cada momento em que estejamos vivendo tem uma música do legião esperando.

Vamos ao primeiro trecho de uma música deles:

"Não me entrego sem lutar
Tenho, ainda, coração
Não aprendi a me render
Que caia o inimigo então."

Gênial, não preciso falar nada sobre esta música, para quem não conhece é a música Metal Contra as Nuvens. Nos ensina uma lição boa para enfrentar-mos a vida.

Outra musica:

"Às vezes parecia
Que era só improvisar
E o mundo então seria
Um livro aberto...

Até chegar o dia
Em que tentamos ter demais
Vendendo fácil
O que não tinha preço...

Eu sei é tudo sem sentido
Quero ter alguém
Com quem conversar
Alguém que depois
Não use o que eu disse
Contra mim..."

Lendo com bastante atenção podemos ver muitas frases lindas que nos fazem refletir sobre o que achamos do mundo ao nosso redor. Para quem quiser ouvir a musica é Andréia Doria.

Aqui vem uma quentinha(:P):

"Quantas chances desperdicei
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava
Provar nada pra ninguém..."

Isso é simplesmente o que a maioria das pessoas tentam fazer, mas não são muito felizes. Essa musica é Quase Sem Querer.

Espero que tenham gostado pois, legião é muito bom para quem quer dar uma relaxada e ouvir uma musica boa.

Romulo

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PQP! (Ou "quando tudo começa a dar errado")

É incrível a capacidade que as circunstâncias têm de mudar completamente o rumo de sua correnteza de uma hora pra outra, arrastando tudo consigo. Os planos cuidadosamente arquitetados durante meses vão por água abaixo e se não houver um plano B para uma fuga rápida e ardilosa, fim de jogo. É mais ou menos o que estou vendo que vai acontecer comigo. Sabe aquela aquela sensação chata que costumamos ter quando estamos prestes a nos ferrar bonito? Pois é, é bem isso.

Adiaram o Enem por conta da incompetência do governo e das autoridades de garantir a segurança das provas, o que motivou algum indivíduo - cuja mãe exerce a profissão mais antiga do mundo - a fraudar o sistema e a liberar as questões antes da hora. Como consequência, os mais de 4 milhões de inscritos (eu incluso) terão que esperar mais 45 dias (alguns já disseram 60) para fazer o exame, o que vai atrasar ainda mais o resultado e fazer com que muitas universidades mudem seu calendário de provas ou desconsiderem o Enem este ano. A proposta do vestibular unificado acabou se tornando uma piada de mau gosto.

Por um lado isso veio a beneficiar os estudantes, que agora terão mais tempo para estudar, além de poderem baixar o conteúdo da prova que seria aplicada neste fim de semana, eliminando o efeito surpresa do novo Enem. No entanto, com a prova remarcada para meados de novembro, a data pode coincidir com o vestibular de alguma universidade ou então cair num intervalo muito pequeno de tempo entre vestibulares, o que vai complicar exponencialmente a vida dos que farão os exames.

- Houston, we have a problem!

Para mim, além do risco de perder alguma prova por conta do enem, há também o enorme problema de este cair no fim de semana do show do AC/DC, que pretendo ir. Pra piorar a minha situação, fui comprar meu ingresso pelo site da ticketmaster assim que começaram as vendas (porque eu sabia que iam vender como água, como de fato aconteceu) e acabei tendo problemas com a transação, de forma que não sei o que aconteceu ou acontecerá com o meu ingresso que estava reservado, já que está impossível entrar em contato com a administração do site e, pelas últimas notícias, os 65.000 ingressos para o show já se esgotaram em menos de 48h (e isso ainda não é nada perto do meio milhão de ingressos que a banda vendeu em apenas 11 minutos na Austrália).

Enfim, cheguei ao ponto sublime em que a gente para e observa tudo ao redor, para então chegar à brilhante conclusão: FUDEU!! FALHA GERAL NO SISTEMA!!

A menos que eu consiga, com a ajuda de almas caridosas que são meus amigos (a quem eu devo enormemente), contornar esta situação, há uma grande chance de que eu perca o show, o enem e/ou um dos vestibulares que pretendo fazer, tudo por causa de uma complicação na antevéspera de um evento decisivo (um efeito borboleta).

O jeito agora é aguardar o desenrolar do drama e torcer por um final feliz, aproveitando o tempo extra para estudar mais ainda.

Abraços,

Jack Waters