quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Em busca da ascensão social - Introdução

Você alguma vez já ouviu frases do tipo "Não faça isso!Está errado!", "Você tem que estudar pra arranjar um bom emprego e ficar rico" e "Não pense nisso ou irá pro inferno!"?

Já se sentiu tentado a comprar coisas que não precisa só porque gostou da propaganda?

Já fez algo que não queria fazer por pressão dos amigos?

Já se sentiu confuso e solitário por não ter alguém com quem conversar abertamente sobre as suas idéias por medo de alguém as achar malucas e ridículas?

Já se sentiu mal com o seu corpo?

Se você se identificou com alguma situação acima, saiba que não é o único.

Esta é a introdução de uma série de artigos em que pretendo expor a minha visão sobre a sociedade em diversas etapas da vida do Homem ocidental, baseada em minhas experiências pessoais.

Tentarei mostrar em etapas que considero as mais relevantes como somos moldados pelo nosso meio, que enquadra e limita nossas mais bela manifestação artística: a liberdade.

O Medo da rejeição as vezes nos torna o que não gostaríamos de ser...

Ao longo de nossa vida somos coagidos, manipulados e limitados pelo mundo ao nosso redor.
Pais, religião, escola, mídia, sociedade, mercado de trabalho; Todos esses são responsáveis pela nossa formação intelectual e social.Todos procuram impor a nós suas respectivas visões de mundo, o que é "certo" e o que é "errado", quais os tipos de comportamento devemos ter, o que devemos pensar,falar e vestir, ter ou não ter.

De uma forma resumida, buscarei mostrar como nascemos livres e aos poucos vamos tomando medo do mundo, limitando-nos e adequando a um molde invisível de uma sociedade que sequer sabe porque se deixa moldar por ele. Da magia da infância ao calculismo frio da vida adulta, da amizade verdadeira às relações de interesse, da solidariedade à indiferença, do livre pensamento ao tabu. Deixamos de viver e passamos a existir, deixando de lado o verdadeiro valor de nós mesmos em troca da aceitação do grupo.

Que a jornada comece!



Nota do autor:
T
udo que for dito nesta série de artigos parte de minha própria experiência de vida.Não digo quem está certo ou errado, tampouco pretendo mudar o modo de vida de ninguém.Meu objetivo é fazer uma análise crítica, e se alguém se identificar com o que foi dito, saiba que não está sozinho, que há muitos outros que pensam como você.Da mesma forma, críticas e sugestões são bem-vindas, desde que sejam com o intuito de ajudar e não de ofender.

4 comentários:

  1. Realmente, nunca seremos nós mesmos, ou somos o que somos por sofrermos influências?
    Queria que falasse sobre a opção sexual, pois a condenação é grande.
    Se não compatível com a Igreja.
    Bom Texto Jack Waters.

    (Sou um membro da Equipe).

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto, me lembrou de outro chamado dancem macacos, dancem! Tem até vídeo legendado no youtube. Vale a pena conferir.
    ABração e parabéns pelos textos.
    Leonardo Portela

    ResponderExcluir
  3. parabens pelas palavras!

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi essas perguntas algumas dezenas de vezes; dos amigos e de minha própria consciência. Engraçado, as perguntas são as mesmas, contudo, onde estão as respostas?

    Gostei da introdução, lerei o restante.

    Abraço.

    ResponderExcluir