sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Voltando para casa...

Saudações, pessoal.
Como vocês puderam notar, o blog ficou inativo por uns tempos, por causas diversas que explicarei em detalhes em breve. As férias estão acabando, assim com as minhas andanças por este país gigantesco, que não se cansa de me surpeender mais e mais. Neste momento, estou numa lan house em algum canto do Rio Grande do Sul, carregado de novas idéias e experiências para compartilhar.

Para quem não está ligado nas notícias, está acontecendo (na verdade, hoje é o último dia) o 10º Forum Mundial Social, em Porto Alegre/RS. Trata-se de um grande evento anual que reúne pessoas do Brasil inteiro e até de outros países para uma série de debates sobre diversos temas sobre nosso tempo, como o desenvolvimento sustentável, as novas tendências da educação mundial, do trabalho e muito mais. É bem legal, vale a pena conferir. Nas cidades onde estão ocorrendo as conferências, aqui no RS, vários acampamentos foram armados pelas pessoas que vieram de fora para participar do evento e estão rolando shows de várias bandas locais de graça.

No dia que eu fui - cujo tema era a "luta pela verdade", que consistia num pedido para a liberação dos documentos da época da ditadura militar, em que muita gente foi presa e torturada e até hoje não se tem mais notícia dos desaparecidos - teve até um cover do Chico Buarque, que reproduziu com maestria as músicas compostas por ele nos anos de chumbo e de censura. Uma grande homenagem foi feita a todos os heróis nacionais que lutaram contra um regime ditatorial brutal e sanguinário, que são responsáveis pela nossa liberdade e pela nossa democracia (por mais falha que seja) e que, infelizmente, foram deixados de lado na memória da nossa sociedade.

É isso. Em breve estarei a caminho de casa, onde poderei finalmente organizar os pensamentos e atualizar o blog com maior frequência. Por ora, estou aproveitando os dias finais da minha viagem e registrando grandes momentos no celular (assim que estiver no meu pc, publicarei algumas fotos aqui). Tempo expirando na lan, hora de ir embora.

Para quem se interessar em conferir o que aconteceu nesses 7 dias do Forum, acesse o site: http://www.forumsocialmundial.org.br/


Abraços a todos,

Jack Waters