sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Os Sinos Dourados de Natal

Finalmente chegou o fim do ano. Depois de 11 longos meses de trabalho, estudo, frustrações, alegrias, vitórias e derrotas chega o mês de dezembro, famoso por sua importância na cultura cristã. O clima de festas, encontros familiares, viagens, presentes e tudo o mais que faz a alegria dos comerciantes e as dívidas do cidadão comum tem um nome: Natal.

O dia 25 de dezembro é marcado para algumas crenças como o dia do nascimento de Cristo. Este dia representa para os cristãos um sinônimo de paz, amor e fraternidade entre os homens. Seguindo a cultura ocidental, é costume presentear as pessoas que gostamos e estarmos reunidos com a familía e os amigos, sob uma efêmera atmosfera afetiva.

Durante este período, aproveitando-se da tradição das compras natalinas, muitas lojas costumam fazer grandes promoções que enchem os olhos até dos menos ávidos por consumo.Propagandas de brinquedos, roupas, perfumes, viagens e diversos outros objetos de desejo pipocam em todos os meios de comunicação em massa e a demanda aumenta mais e mais.É uma correria só.Desde shoppings centers até camelôs, tudo se encontra abarrotado de consumidores perdidos em meio a correria para conseguir comprar o melhor presente pelo menor preço.

Em meio a esse mata-mata, onde cada um corre atrás de seus interesses, o significado genuinamente cristão desta data especial acaba sendo esquecido, dando lugar a uma tática de mercado que funciona bem.A idéia é simples: consuma o máximo que puder e só se preocupe com as dívidas no ano que vem.
Afinal, o natal se tornou sinônimo de presentes caros e bonitos. Quanto mais presentes, melhor será o seu natal, e ninguém gosta de ganhar "porcarias"...

Também é a época das famosas campanhas de solidariedade. Muitos voluntários se unem para conseguir doações de alimentos, roupas e brinquedos para os menos afortunados.Famosos aparecem na televisão pedindo ajuda para dar um natal mais digno a milhares de famílias carentes, que provavelmente nunca vão conhecer pessoalmente...
Há quem diga que o "espírito natalino" inspira muitos a se sensibilizarem com a desgraça alheia e fazerem a sua parte por um mundo melhor, pelo menos 1 dia por ano. Particularmente acredito que isso seja apenas mais uma esmola...

Vamos deixar de lado por enquanto o ritual dos adultos no natal e pensar nas crianças. Sim, as inocentes crianças cristãs que acreditam na figura de Papai Noel, um velho bondoso e barrigudo com uma barba branca e roupa vermelha (Obs.: Sabiam que a cor vermelha da roupa do papai Noel foi criada pela Coca cola?Antigamente o papai noel era retratado com uma roupa azul). Nos dias que antecedem o natal, muitas crianças tem o hábito trazido por seus pais de escreverem a famosa "cartinha ao papai noel", onde, como de costume, costumam encher-se de orgulho ao contar ao papai noel sobre como se comportaram bem durante o ano, tiraram boas notas na escola, não mais atiraram pedras no gato do vizinho, não prenderam seus irmãozinhos dentro do armário, etc. e usarem sua bondade como pretexto para pedirem presentes ao bom velhinho.

A lógica novamente é simples: Seja bonzinho e será recompensado no fim do ano. Desobedeça seus pais e ficará sem presente de natal, porque papai noel não gosta de crianças desobedientes (nem judias,budistas,muçulmanas...mas isso não vem ao caso). Desde cedo essas crianças aprendem a seguir valores sociais visando uma recompensa.

Uma coisa que eu, em minha humilde opinião acredito é que se você deseja ser respeitado, antes de tudo você tem que respeitar. Não tenho filhos, mas creio que se os pais almejam que seus filhos lhe obedeçam e desenvolvam valores morais, devem começar dando o exemplo. Infelizmente o que se vê são pais ausentes que muitas vezes precisam apelar à religião e aos bens materiais para conquistar os filhos, utilizando-se de promessas de grandes recompensas para suas boas ações.

Voltando ao dia de natal. O grande dia aguardado por tanto tempo finalmente chegou! A família reunida na casa da vovó, os filmes e desenhos natalinos passando sem parar na televisão, os entes queridos sentados à farta mesa da ceia de natal, muitas guloseimas e alegria.À meia-noite do dia 25, músicas são cantadas, orações feitas, velas acesas e muitos abraços e apertos mão são trocados.

Sim, estão todos comemorando a paz, o amor e a união.Estas, que até algumas horas atrás, quando todos lutavam por seus presentes de natal, inexistiam agora aparecem de súbito e,provavelmente, no dia seguinte ninguém mais se lembrará dessas vazias palavras, que se tornam um mero enfeite natalino em meio a bonequinhos de papai noel, pinheiros de plástico e luzes coloridas.

Agora é hora de levantar, respirar fundo e continuar levando a vida como sempre. No caso das crianças, é hora de abrir os presentes e mostrar aos seus amigos o que ganharam.

O que acontece com todas as palavras bonitas que disseram na noite anterior e com a solidariedade para com os mais pobres ninguém sabe. Talvez fiquem guardadas na caixa de enfeites até o próximo natal...



Finalizando, gostaria de compartilhar um frase que vi pixada num muro de uma capital no ano passado:
"Papai Noel matou Jesus"


OBS: Feito por Jack (Novo membro da Equipe) (Obrigado)